Como migrar seu site sem downtime (indisponibilidade) – técnicas avançadas

Técnicas avançadas

Abaixo disponibilizamos algumas dicas, para usuários avançados, que suplementam e desenvolvem o artigo mencionado acima. Existem diversas técnicas para evitar indisponibilidade durante a migração de sites de uma hospedagem para outra, e você deve escolher a mais apropriada para você e seu site. Alguns métodos são mais técnicos e requerem mais atenção e cuidado do que outros.

E os meus bancos de dados?

Os seus bancos de dados serão copiados para o novo servidor; isso é parte do processo de transferência. Se durante o processo de transferência o seu banco de dados não mudar significativamente (o banco de dados muda quando você adiciona posts ou páginas ao seu site, por exemplo), então há pouco risco de perda de informações.

Por outro lado, se possuir um site cujo banco de dados está sendo constantemente atualizado – como um fórum ou outro tipo de site cujo conteúdo é gerado pelos próprios usuários – certamente uma das suas principais preocupações será garantir que nenhuma informação seja perdida durante a transferência. Abaixo nós sugerimos duas maneiras de fazer isso.

Técnica avançada 1: reconfigure o site no antigo servidor, para fazê-lo acessar o banco de dados no novo servidor, antes de alterar os DNS do domínio.

Uma forma interessante de evitar perda de dados durante o processo de migração é configurar o antigo site para conectar ao novo banco de dados, remotamente; desse modo, sempre que seus visitantes acessarem tanto o novo quanto o antigo site, todas as atualizações serão salvas no novo banco de dados. Seu banco de dados terá as informações mais recentes e poderá continuar a ser atualizado.

Essa técnica é a mais complicada, mas irá minimizar ao máximo o downtime (indisponibilidade) do seu site. Para que funcione, você ou seu webmaster terão que fazer as mudanças de configuração necessárias durante o processo de transferência. Aqui está um passo-a-passo simplificado:

  1. Transfira todos os arquivos, bancos de dados e configurações para o novo servidor. (Faça isso você mesmo, ou reivindique seu direito a uma migração gratuita).
  2. Teste o site no novo servidor para ter certeza de que tudo está funcionando como esperado.
  3. (Se mudanças no banco de dados tiverem ocorrido entre o passo 1 e o passo 4, re-transfira a versão mais recente do banco de dados. Este passo é desnecessário se você fizer o passo 4 imediatamente após os passos 1 e 2).
  4. Altere as configurações de banco de dados do seu site, para que o site no antigo servidor acesse o banco de dados do site no novo servidor. (No novo servidor, pode ser necessário liberar o acesso remoto ao banco de dados).
  5. Altere os name servers do seu domínio para que ele passe a apontar para o novo servidor.

Utilizando essa técnica, não importará que servidor o visitante acessar durante o período de propagação de DNS, já que tanto o antigo quanto o novo servidor farão as atualizações caírem no novo banco de dados.

Técnica avançada 2: durante a transferência, desabilite (no antigo servidor) as atualizações ao banco de dados.

Outro método viável para impedir ou minimizar a perda de dados é modificar as configurações do seu site no antigo servidor para que ele não aceite atualizações ao banco de dados durante o processo de migração. Assim como na técnica anterior, você ou seu webmaster terão que fazer as mudanças de configuração necessárias durante o processo de transferência.

Esta técnica é ideal se você estiver realizando o processo de migração num curto período de tempo, avançando rapidamente pelas etapas necessárias, e não considerar um grande problema algumas pessoas visualizarem o antigo site enquanto os DNS se propagam. Também é uma boa técnica para sites cujos bancos de dados não são atualizados com tanta frequência.

Dependendo da plataforma utilizada pelo seu site e como ele foi desenvolvido, isso pode significar colocar o site em modo somente leitura (read only), de modo que os visitantes possam visualizar o site, mas não fazer alterações; ativar o modo de manutenção do seu blog ou CMS; ou até mesmo desabilitar todo o banco de dados e inserir uma página temporária, informando aos visitantes que o site voltará ao ar em breve.

Idealmente, você faria isso imediatamente antes de transferir a última versão do banco de dados para o novo servidor. Assim que a transferência fosse completada, você alteraria os name servers (DNS) do domínio para fazê-lo apontar para o novo servidor.

Enquanto os novos DNS se propagam pela rede, algumas pessoas visualizarão o site a partir do novo servidor, e algumas verão o site a partir do antigo servidor; mesmo assim, somente o novo servidor aceitará mudanças ao banco de dados. Aqui está um passo-a-passo simplificado:

  1. Transfira todos os arquivos, bancos de dados e configurações para o novo servidor. (Faça isso você mesmo, ou reivindique o seu direito a uma migração gratuita).
  2. Teste o site no novo servidor, para ter certeza de que tudo está funcionando como esperado.
  3. No antigo servidor, modifique as configurações do seu site para que ele não aceite atualizações ao banco de dados.
  4. (Se mudanças no banco de dados tiverem ocorrido entre o passo 1 e o passo 4, re-transfira a versão mais recente do banco de dados. Este passo é desnecessário se você fizer o passo 4 imediatamente após os passos 1 e 2).
  5. Altere os name servers do seu domínio para que ele passe a apontar para o novo servidor.
Dicas para reduzir o tempo de propagação

Após a transferência de conteúdo, você pode criar um registro A na zona DNS do site no antigo servidor, de modo a redirecionar todos os visitantes para o novo servidor. Isso é muito mais rápido do que esperar pela propagação dos name servers.

Além disso, depois da transferência do site, você pode criar um registro MX na zona DNS do site no antigo servidor, para que todos os emails que você receber sejam entregues no novo servidor, e você não precise esperar pelo término do período de propagação para ter seus emails funcionando.

Com os registros A e MX apontando para o novo servidor, você pode mudar os name servers do domínio a qualquer momento.

Prazo de migração

Neste momento, nós não oferecemos um prazo formal para o término de procedimentos de migração. A duração do processo de migração depende de diversos fatores, entre eles o volume de dados envolvido. (Se você precisar de uma transferência urgente, ou quiser ter mais controle sobre o processo de transferência, pode fazer a migração você mesmo, sem solicitá-la ao nosso suporte).

A migração gratuita oferecida a todos os novos clientes não inclui nenhuma das mudanças de programação, código ou configuração que venham a ser necessárias para a execução das técnicas avançadas mencionadas acima (por exemplo: mudar as configurações de banco de dados do seu antigo site ou alterar os name servers).

Em suma: conforme aumenta o seu controle sobre o processo, aumenta também o seu envolvimento.

  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Quais tipos de arquivos posso hospedar?

Você poderá hospedar qualquer tipo de arquivo, (ex: asp, aspx, html, php, zip, jpg,...

Os servidores são seguros?

Os servidores da Designdill, são preparados para evitar ao máximo qualquer tipo de...

Como transferir seu site de um outro provedor para a Designdill

Transferir seu site é mais rápido do que você imagina. Escolha um de nossos Planos e siga as...

Como otimizar o consumo de transferência de meu site?

Primeiro reduza o tamanho dos elementos gráficos de seu site (Ex: psd, jpg, png, mpeg),...

A Designdill, faz backup de seus sites hospedados?

A Designdill NÃO realiza nenhum tipo de backup de servidores dedicados ou semi-dedicados. Esta...

Powered by WHMCompleteSolution